segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Volta a Portugal em Bicicleta






A 10ª etapa da 78º Volta a Portugal em bicicleta passou por Alverca e é claro que eu tinha de ir ver. 

Apesar do calor abrasador, lá fomos nós, bom a verdade é que os ciclistas passaram na Estrada Nacional, ou seja a 2 passos da minha casa.

Vimos na Tv a saída do 1º ciclista de Vila Franca de Xira e depois descemos as escadas e ficamos a vê-los passar.


Apesar de irem de bicicleta, foi muito difícil tirar fotos boas, porque eles passavam num instante e eu só tinha o telemóvel.

Como é evidente, não ficamos lá para os ver passar a todos, vimos os primeiros e depois voltamos para ver os últimos, aqueles que estavam a disputar a camisola amarela e por conseguinte a vitória na prova.

Fiquei admirada, com a quantidade de pessoas que estavam sentados no jardim, à sombra, para ver a Volta, que batiam palmas a cada passagem e que proferiam palavras de incentivo aos ciclistas.

Aprendi a gostar de ciclismo e mais concretamente da Volta a Portugal, com o meu avô materno, o meu avô Mané. Ele é que era doido do ciclismo. Quando era pequena, via sempre a Volta com ele pela televisão.

Quando tinha 15 anos, estava eu nos Pirenéus (na parte Francesa) e vi passar os ciclistas do Tour de França, ainda me lembro do entusiasmo que senti. Lembro-me que tirei montes de fotos, mas era uma máquina antiga daquelas em que só conseguimos ver as fotos depois de as  revelar ( o que demorou quase 15 dias, sim eu sei, é coisas do século passado).

Lembro-me de as ter estado a analisar com o meu avô para ver se reconhecíamos algum ciclista.

Avô, estarás sempre no meu coração. O dia de ontem foi para ti.

Quando conheci o Jota, descobri, que entre outras coisas, também tínhamos o gosto do ciclismo em comum. Nos primeiros anos de namorados, passávamos as tardes dos primeiros dias de Agosto a ver a Volta e só íamos para a praia, depois do fim das etapas.


Não consegui fotografar o camisola amarela, o ciclista da W52-F.C.Porto, Rui Vinhas que vestiu a camisola amarela logo na 3ª etapa e não mais a largou e venceu a prova.

Mas consegui tirar um foto do carro vassoura.



Gi

Sem comentários: