terça-feira, 2 de agosto de 2016

Teoria Geral do Esquecimento


Sinopse

Luanda, 1975, véspera da Independência. Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer. 

Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção. 



O meu interesse por histórias e escritores africanos já é conhecido e recentemente descobri que tinha lá em casa este livro (o meu escritório está uma bagunça, são livros por todo o lado).

Como era do Agualusa e já tinha lido outra obre dele, As mulheres do meu pai e como tinha adorado, decidi perder algum tempo com este.

O que despertou a minha atenção neste livro é que é baseado em facto reias, o escritor, teve acesso a partes do diário de Ludo, a mulher portuguesa que viveu 30 anos, fechada no apertamento em Luanda, bem como a fotos do seu apartamento.

Apesar de no livros de cruzarem outras personagens, a verdade é que não lhes prestei a devida atenção, porque estava cheia de curiosidade em saber, como é que alguém sobrevive, 30 anos dentro de 4 paredes.

O livro é muito bem, mas em dúvida, terei de lhe dedicar uma segunda leitura, para absorver todos os pormenores.

Gi

Sem comentários: