sábado, 12 de outubro de 2013

Mastocitoma Canino


Nos últimos dias recebi alguns e-mail, a perguntar exatamente o que é um Mastocitoma e como é que eles se parecem.

Esta imagem que coloquei aqui, NÃO é do nódulo da Matilda, mas é o mais próximo que consegui encontrar on line. Os Mastocitomas podem ter qualquer aspeto e portanto é pouco provável que se consiga perceber o que é só de olhar para eles. Daí será sempre necessário, uma citologia para confirmar.

Portanto se encontrarem alguma coisa estranha nos vossos bichos, mesmo que pareça só um sinal ou uma verruga, na minha opinião, devem dar um salto ao veterinário para que a coisa possa ser observada.

Reparem, a Matilda foi vista pela 1ª vet que achou que não era nada, mas pelo sim, pelo não, realizou a citologia. O resultado foi positivo e nós quisemos uma 2ª opinião. Fomos a outro veterinário, este já oncologista que olhou e também achou que não era nada, mas realizou contra prova, que também veio positivo. Olhos treinados acharam que não era nada, mas foi as análises que confirmaram, portanto não se deixem enganar.

Relativamente a informações sobre Mastocitomas, há vários sites que podem consultar. Eu encontrei alguns com informação credível, nomeadamente o do Centro Hospitalar Veterinário do Porto o do Hospital Veterinário de Gondomar e claro o do Hospital Veterinário do Restelo onde e Matilda é seguida.

Qualquer coisa, disponham.

Em relação à Matilda, ontem fomos ao vet, para ver como estavam as coisas. A cicatrização está a ser óptima e já não precisa de pensos. Agora os pontos têm de apanhar ar. Voltamos ao vet daqui a 8 dias para tirar todos os pontos e para receber o resultado das biopsias, para saber se será necessário mais algum tratamento.

 Portanto, a não ser que a situação clínica o justifique o próximo post sobre a Matilda será no próximo sábado. Até lá falarei de outras coisas para desanuviar um pouco.

Obrigada pelo vosso carinho.
Gigi

1 comentário:

Susana Neves disse...

Tudo a correr bem, portanto

Que bom

beijinhos e obrigada pela partilha de informação, que é sempre útil