sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Quando os cães também têm Cancro


Nem queria acreditar, quando há uns dias recebi o telefonema do veterinário, para me dizer que Matilda, a minha cadelinha gorda, estava com cancro.

Esta doença, que não me larga, e parecendo que não me conseguiu derrubar (até ver), decidiu atacar outro elemento da minha família/vida.

Foi-lhe diagnosticado um mastocitoma, uma coisa assim "semelhante" ao cancro da pele dos humanos. A vantagem, se é que se pode falar assim, é que parece que foi apanhado muito no início e portanto estou cheia de certeza que vai ser fácil resolver.

O que nos chamou a atenção, foi uma coisa que ela tinha na pele de uma pata, assim uma espécie de sinal, mas sem pelo. Já a tem há uns tempos, mas como não tinha mau aspecto, não liguei muito. Mas como recentemente fomos ao vet, aproveitei para falar disso. Tiraram umas células e o resultado foi este.

Amanhã, vamos a um oncologista veterinário, que vai analisar melhor a situação e vai definir uma estratégia, para resolver o problema.

Estou certa que passará pela excisão do dito "sinal", que certamente irá para análise e posterior reconfirmação do diagnóstico e estadiamento da doença. É provável que necessite de mais exames  e só depois nos irá apresentar um plano de combate.

Nunca é fácil receber uma notícias destas, eu sei porque já a recebi 3 vezes e achei, sinceramente achei, que nunca mais viveria uma situação destas. Mas agora com a Matilda, tudo isto me está a fazer reviver situações difíceis. É certo que poucas pessoas estão mais familiarizadas com este problema do que eu, mas que raio, nós não merecíamos isto.

Uma cadelinha tratada a pão de ló (claro que não come pão de ló), com todos os cuidados, vacinas, carinhos, um docinho destes, não merecia e eu também não.

A Matilda, ocupou no meu coração o lugar semelhante a de um filho, sim porque tinha de dar uso ao instinto maternal que me corre nas veias. Sei que muita gente não compreende a forma como a tratamos, que acham que é demais, que é exagerado. E até pode ser, mas sinceramente eu não quero saber.

A única coisa que sei, e espero é que corra tudo bem e se puderem enviar umas energias positivas, pois podem ter a certeza que ficarei eternamente grata.

Não sei se o deus dos cães é o mesmo que o nosso, mas por via das dúvidas vou pedir aos dois.
Gigi

9 comentários:

...um certo gaiense disse...

...estou em estado de choque...
abraço deste v/ amigo

Gigi disse...

Obrigada "um certo Gaiense..."

Susana Neves disse...

A matilda vai ficar bem.

De certezinha que tem a garra da dona

beijinhos

Gigi disse...

Obrigada, Susana.

Lina Querubim disse...

Olá!
A Nelinha tb tem nas costas um sinal tipo verruga aliás ela é muito borbulhenta, em novembro tenho que mostrar ao vet.
Desejo que a Matilda fique livre disso o mais breve possível!
Beijinhos aos 3

Lina Querubim disse...

Olá!
A Nelinha tb tem nas costas um sinal tipo verruga aliás ela é muito borbulhenta, em novembro tenho que mostrar ao vet.
Desejo que a Matilda fique livre disso o mais breve possível!
Beijinhos aos 3

Saudades do Vasquinho disse...

Gigi...infelizmente passei por uma noticia dessas..o cancro que afectou o Vasco é muito raro de aparecer em humanos assim como em cães, na estatística aparecia 1 caso em 4 milhões....mas Deus quis que fosse o Vasco a vitima...e acabou por falecer..
A vet aconselhou a cirurgia para retirar a massa suspeita que envolvia um dos rins..mas de peito aberto viu-se que a extensão era muito maior e o risco...podia ser mesmo a morte...extrai-se um pouco de tecido para biopsia..
Ainda hoje penso nisso...custa muito... e entendo-a perfeitamente se trata a sua Matilda como uma filhota...eu tratava o Vasco como o "meu bebé"...ele era tudo para mim... Todos os dias me lembro dele..ja fez 5 meses que o perdi, mas fiquei com uma depressão, num profundo estado de tristeza...
O cancro do Vasco invadiu a minha vida abruptamente...
Já há 3 anos a minha mãe foi confrontada com um cancro na mama, mas foi diagnosticado inicialmente e apesar disso teve de passar pela quimioterapia, radioterapia e volvidos 3 anos, a doença está controlada e afastada...mas sendo a minha mãe não sofri tanto quanto do meu cão...talvez porque o tratasse como um menino pequeno, era assim como ele se comportava...era um mimalhuço e sabia q o adorava acima de qualquer outro ser...
...desejo a maior das sortes á Matilda e que Deus tenha piedade suficiente para a deixar bem..

Gigi disse...

Lina, obrigada.

Um beijinho grande.

Gigi disse...

Um beijinho muito grande para "Saudades do Vasquinho", tenho a certeza que os cães são anjos que Deus manda para a terra para alegrarem os nossos dias.

Um Beijinho muito grande.