segunda-feira, 11 de junho de 2012

Capitães da Areia




O meu interesse neste livro, surge com a exibição do filme com o mesmo nome da autoria na neta de Jorge Amado.

Como prefiro ler  sempre os livros, antes de ver os filmes eu o o Jota, lemos o livro o mais rápido possivel, para podermos ir ver esta obra prima ao cinema.

A minha relação com o Jorge Amado, tem mais de 34 anos, eu nasci no dia 16 de Novembro de 1977, dia em que passava o último episódio na Telenovela Grabiela, que fez furor, por ser a primeira telenovela da Globo a passar em Portugal.

No entanto, nunca tinha lido nada dele, uma falha grande, eu sei, mas agora que comecei, fiquei completamente fã.

Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por "Capitães da Areia".

"Capitães da Areia" é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro.

Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo.

Em 1944 conheceu nova edição e, desde então, sucederam-se as edições nacionais e estrangeira, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema.

Gigi

1 comentário:

..um certo gaiense disse...

..parabens por apreciar Jorge Amado..
bjo para si..abraço para o jota..um olá á MATILDA