quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2011 será Ano Europeu do Voluntariado




A União Europeia instituiu, em 2011, o Ano Europeu do Voluntariado, uma vez que o número de cidadãos actualmente envolvido em trabalho voluntário é insuficiente e é preciso promover uma cidadania mais activa com vista a alcançar os objectivos de desenvolvimento do milénio (ODM).

O voluntariado tem um papel fundamental no desenvolvimento social da Europa, pelo que o objectivo é incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela comunidade, pelos 27 Estados-membros e pelas autoridades locais e regionais. Para a plataforma portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), devem ser criadas condições para que a sociedade civil queira fazer voluntariado.

Segundo a agência Lusa, que cita os dados do Eurobarómetro, há, actualmente, mais de cem milhões de europeus a fazerem trabalho voluntário, mas, ainda assim, é necessário um maior envolvimento por parte dos cidadãos, uma vez que as metas traçadas até 2015 estão cada vez mais difíceis de alcançar, alertam os últimos estudos das Nações Unidas (ONU).

Gigi

Sem comentários: